Maria José Leitão nasceu em Portugal na cidade de Peso da Régua, conhecida mundialmente pelo famoso vinho do porto no ano de 1960.

Ao longo de sua juventude foi percebendo uma tendência para as artes que se concretizou em idade adulta com o curso de pintura. Inicialmente explorou a tinta de óleo sobre tela, com representações de natureza morta e nus artísticos. Depois de alguma maturidade como artista plástica decidiu seguir a vertente abstrata já com acrílico sobre tela. Suas obras eram caracterizadas pelo uso de formas geométricas, com uma mistura rica de tons vibrantes. 

Suas obras foram sempre reconhecidas como expressivas, emotivas e apaixonadas pela crítica. Sua paixão pelo sol e pelo mar levou-a a viajar um pouco por todo mundo buscando inspiração, sentimentos e sensações novas, tendo visitado pela primeira vez o Ceará em 2003. Na visita ficou a certeza que voltaria e que seu trabalho iria sofrer uma transformação.

Viaja novamente ao Ceará em 2007 durante a promoção das coleções do marido junto da imprensa brasileira. Consciente da grande evolução da arte influenciada pela decoração de interiores e pela moda, resolve em 2008 fazer os cursos de Visual Merchandising e Marketing de Moda. Aí complementa seus conhecimentos e faz o link entre as artes plásticas, a moda, a comunicação, a decoração e arquitetura.

Em 2009 muda-se definitivamente com o marido para o Brasil, estando estabelecida desde então no Porto das Dunas (Município de Aquiraz). Aqui encontrou o que estava faltando para subir um degrau em sua carreira. No final do mesmo ano concretizou o sonho antigo de se dedicar à representação de rostos. Nessa altura cria a DUNAS ARTS e com ela nasce todo o conceito de seu trabalho atual.

Através da sua interpretação de uma foto ou retrato, ela de forma minimalista e retrô, representa a mesma em tela, recorrendo a uma paleta que varia entre os brancos, os pretos e os cinzas. Usa a tinta acrílica com acabamento fosco, permitindo desta forma enquadrar seus trabalho em ambientes “clean” e sofisticados. 

Rapidamente este conceito se espalhou pelos seus contatos e os pedidos foram aumentando dia-a-dia. Pela sua formação na vertente da moda e design, resolve pensar em cada obra não individualmente mas como um componente decorativo personalizado na decoração de interiores.

Essa visão trouxe-lhe o que era previsível. Vários decoradores de interiores ficaram conhecendo o conceito em casa de clientes ou amigos e logo começaram surgindo os contatos para realização de obras segundo um projeto decorativo. 

De forma natural, este novo projeto acaba tendo uma função de substituição dos habituais posters de fotos, ao mesmo tempo que representa uma evolução da recente tendência para o uso de formas adesivas nas paredes dos ambientes. Contudo este conceito trás uma mais valia, porque não só faz seu papel decorativo, como na sua essência não deixa de ser uma obra de arte intemporal e fácilmente adaptável às várias transformações nas tendências de interiores com valor comercial e sentimental. 

A DUNAS ARTS é por isso um produto cosmopolita, adequado aos clientes com bom gosto e sentido estético apurado. Com cara de “europeu”, o valor acrescentado das obras aparece no momento em que é produzido no Brasil. Desta forma Maria José Leitão contribui para o reconhecimento do brasil pelo mundo no que respeita a tendências de decoração e de conceitos que concerteza irão dar muito que falar.